25.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

COVID-19 NO PAÍS: Saúde com capacidade de vacinação reforçada

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

A CAPACIDADE de vacinação contra a Covid-19 está reforçada no país, com a recepção, ontem, de mais 501.600 doses de imunizantes.

Falando na cerimónia de recepção das vacinas, doadas pela França, no âmbito do mecanismo COVAX, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse que o governo está a criar condições para o aumento da cobertura da vacinação contra Covid-19 no país.

O dirigente apelou, entretanto, a cada moçambicano para que continue a observar as medidas preventivas básicas, como o uso da máscara, o distanciamento social, a lavagem das mãos com água e sabão ou a desinfecção com o álcool.

Segundo ele, o país já recebeu 4.249.320 doses de vacinas, através do mecanismo COVAX, o que tem contribuído para a imunização de mais pessoas contra a doença. 

Ainda ontem, o MISAU recebeu 924 mil máscaras cirúrgicas do governo Alemão, através da Organização Mundial da Saúde que servirão para a protecção individual dos profissionais do sector que trabalham na linha da frente contra a Covid-19.

Na ocasião, os doadores enalteceram o trabalho de Moçambique no combate a esta enfermidade e mostraram a sua disponibilidade de continuar a apoiar esforços do governo, disponibilizando mais vacinas e meios de prevenção do novo coronavírus.  

Os apoios ao país para o combate à Covid-19 vêm de vários meios. Esta semana, a Argentina mostrou interesse em doar 450 mil doses da vacina AstraZeneca, produzidas neste país, segundo anunciou a imprensa internacional.

Entretanto, o comunicado de actualização diária da evolução da Covid-19 mostra que ontem, pelo sexto dia consecutivo, o país não registou óbito por esta doença, em 24 horas, mantendo-se 1.934 o total de vítimas mortais.

Ainda de acordo com o documento, de quinta-feira para ontem, quatro pessoas acusaram positivo para a doença, nas províncias de Nampula, Tete, Gaza e cidade de Maputo, elevando para 151.414 o cumulativo de infectados.

As estatísticas da Saúde mostram o internamento de dois pacientes por complicações associadas à Covid-19, a concessão de alta hospitalar a um doente, tendo ficado 19 a receber cuidados médicos nos centros de tratamento da doença.

Os dados indicam, igualmente, que duas pessoas foram declaradas recuperadas da Covid-19, elevando para 149.350 o cumulativo de curados. Actualmente, o país conta com 126 casos activos.

- Publicidade-spot_img

Destaques