25.5 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Crianças pedem eliminação de barracas próximas de escolas

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

Os alunos das escolas primárias completas (EPC) na cidade de Maputo pediram, hoje, a eliminação de barracas de venda de bebidas alcoólicas nas proximidades dos estabelecimentos de ensino, à ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortane, no seu gabinete do trabalho.

Os petizes expressaram o pedido durante um encontro de confraternização que tiveram com a ministra e quadros técnicos do sector de educação.

Segundo a directora Nacional do Ensino Primário, Gina Guibunda, a confraternização aconteceu no âmbito de celebração da quinzena da criança, que terminou, ontem 16 de Junho.  

Guibunda disse na ocasião que o Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) seleccionou 100 crianças, de 10 escolas primárias da cidade de Maputo, em representação de todos os alunos do país.

Em conversa, os alunos apresentaram suas preocupações e algumas soluções, como por exemplo a eliminação de barracas que comercializam bebidas alcoólicas nas imediações das escolares.

Segundo os petizes, o negócio de álcool atrai os alunos, e uma vez, sob-efeito do mesmo protagonizam desordem nas escolas.

Acrescentaram que além de alunos, os consumidores em geral que frequentam às barracas perturbam o ambiente escolar, pondo em causa a segurança destes.

Exigiram também, ao Governo, para que envide esforço nas acções do combate à violação contra a criança e tráfico humano.

Os meninos apelaram às estruturas competentes e à sociedade em geral para desenharem iniciativas concretas, para ajudarem as crianças das províncias vítimas de ciclones Idai e Kenneth, para que, não percam o acompanhamento normal de aulas e que não cresçam com sequelas destas calamidades.

Por seu turno, Conceita Sortane confortou os petizes dizendo que todas as questões colocadas, alegando que o Governo está atento e as acções para solucionar já estão em curso.

Disse que quanto às crianças das províncias vítimas de ciclones, o governo central em coordenação com os locais accionou mecanismos com vista a garantir a continuidade do decurso normal de aulas, para que o ano lectivo não seja comprometido.

O MINEDH ofereceu às 100 crianças um quite composto por lanche e material escolar.

Na cerimónia, para além da conversa, houve teatro, cantos, dança e um concerto musical da banda do MINEDH.

- Publicidade-spot_img

Destaques