20.1 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Desactivada clínica clandestina em Pemba

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

A Inspecção de Saúde em Cabo Delgado acaba de apreender diverso material clínico do Sistema Nacional de Saúde que era usado numa clínica clandestina na cidade de Pemba, a capital provincial.

O caso, que alegadamente envolve alguns médicos, entre moçambicanos e estrangeiros, afectos ao Hospital Provincial de Pemba, foi denunciado às autoridades de saúde por populares que, vezes sem conta, viam o movimento de entrada e saída de pacientes que procuravam tratamento ambulatório na clínica clandestina.
O atendimento aos pacientes que padeciam de diversas enfermidades era feito numa residência no bairro de Natite, na cidade de Pemba, situação que, de certa forma, causou prejuízos ao Sistema Nacional de Saúde, a avaliar pela quantidade de material clínico apreendido no local, de acordo com João José Nalombaú, Inspector de Cuidados de Saúde na província.
A fonte disse que a apreensão do material clínico e a desactivação da referida clínica resulta do desdobramento da acção inspectiva do sector, actualmente com maior envolvimento da população e outros segmentos da sociedade.
“Não descartamos a possibilidade de ter colegas envolvidos neste caso, mas vamos continuar com o trabalho para apurar a verdade e desmantelar todo o esquema”, garantiu o inspector que chefiou a equipa responsável pela operação.
Este é o primeiro caso relacionado com o funcionamento ilegal de clínicas reportado em Cabo Delgado, não obstante o registo em diferentes pontos da província de quatro casos ligados ao desvio de medicamentos do Sistema Nacional de Saúde notificados e encaminhados às autoridades de justiça nos primeiros nove meses deste ano.
Segundo apurou a AIM no local, a clínica estava a funcionar há cerca de um mês.

 

- Publicidade-spot_img

Destaques