DÍVIDAS NÃO DECLARADAS: Ernesto Gove afirma que a dívida é pública

0

ERNESTO Gove, antigo governador do Banco de Moçambique (BM), afirma que a dívida contraída pela EMATUM, MAM e ProIndicus foi transformada em pública porque foram accionadas garantias e a mesma já está inscrita na conta pública.

Em princípio, tal como explicou, a dívida contraída pelas três empresas era privada porque as mesmas são de direito privado. Clarifica que o que é mais importante é a natureza da empresa.

Ernesto Gove, na qualidade de declarante, deu essas explicações respondendo ao interrogatório do Ministério Público (MP), representado neste processo pela procuradora Ana Sheila Marrengule.

Desde as 10 horas da manhã, Ernesto Gove estava a responder as perguntas do juiz da causa, Efigénio Baptista, e a confirmar as declarações que prestou na fase de instrução preparatória do processo ora em julgamento.

A uma pergunta do PM, o declarante confirma que os empréstimos contraídos por privados carecem de uma confirmação do Banco de Moçambique, enquanto as contraídas pelas entidades públicas devem ter aval do Ministério das Finanças.

Walter Mbenhane
+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.