Exames finais arrancam a 25 de Novembro

0

POUCO mais de 1,1 milhão de alunos, do ensino primário e secundário, serão submetidos a exames finais do presente ano lectivo, a partir do dia 25 de Novembro corrente.

Segundo a porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Gina Guibunda, a primeira chamada do exame da 7ª classe vai decorrer nos dias 25 e 26 de Novembro e a segunda de 2 a 3 de Dezembro.

As avaliações finais do ensino secundário (10ª e 12ª classes)  vão decorrer  de  29 de Novembro a 3 de Dezembro, na sua primeira época e a segunda de 6 a 10 de Dezembro. Gina Guibunda observou que a segunda chamada, destes dois níveis de ensino, só será feita por alunos que, por razões de força maior, devidamente justificadas, não tenham realizado a prova na primeira época.

“A reprovação ao primeiro exame, por falta indevida, desconhecimento do júri e notas baixas não justifica a recorrência à segunda época”,sublinhou Guibunda.

Em todo o país serão examinados  no ensino primário 582.501crianças da 7ª classe. A nível do ensino secundário serão examinados 360.765 alunos da 10ª classe e 201.473 da 12ª  classe.

Guibunda afirmou ainda que as províncias de Nampula e Zambézia são as que têm maior número de candidatos. Em contrapartida, a província de Gaza  regista o menor número de examinandos.

Ogoverno assegurou que os alunos que se encontram nos distritos afectados pelo terrorismo, em Cabo Delgado, vão realizar as provas finais em escolas seguras, nas quais foram integrados.

Sobre as medidas para evitar casos de fraude, Guibunda alertou que os exames partilhados, através das redes sociais são, maioritariamente de anos anteriores e outros produzidos por indivíduos de má conduta, com vista a ludibriar os alunos.

O MINEDH considera que a atenção dada a estes exames não abre espaço a fraudes e apela aos alunos, pais e encarregados de educação a intensificar a vigilância.

A partir do próximo ano (2022) todos os alunos da 6ª classe serão submetidos a exames finais,no contexto da implementação do currículo revisto do ensino primário. 

De acordo com o MINEDH, na mesma altura também serão examinados alunos da sétima classe do currículo anterior.

“Com a revisão curricular do ensino primário, a 6ª classe passa a ser a última deste nível”, disse Guibunda.

Reiterou que foi automaticamente extinto o exame da 5ª classe, pois a perspectiva é que os exames sejam feitos  na última classe de cada nível de ensino.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.