28.1 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Governo não recomenda uso de túneis de desinfecção

+ Recentes

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

Aprovadas em definitivo L...

O Governo não recomenda o uso de túneis para a desinfecção e descontaminação, no âmbito da prevenção da Covid-19, disse há momentos o ministro da Saúde, Armindo Tiago, falando na actualização de dados sobre a pandemia.

Na sua alocução, o ministro explicou que as substâncias químicas usadas e a maneira de uso das mesmas determina vários efeitos, nomeadamente, na geração de aerossóis, substâncias uma vez inaladas pelas pessoas, sobretudo cloreto, pode entrar para a mucose das vias respiratórias e provocar inflamações.

“Este facto, condiciona que as pessoas possam ter maior sensibilidade para a infecção por outras doenças respiratórias, e na eventualidade de apanhar a Covid-19, ter maiores complicações. Por outro lado, essa substância também irrita a mucose dos olhos, o que provoca descontinuidade na mesma, condição sine qua nom para que isso possa ocorrer”, referiu.

Tiago avançou ainda que as substâncias em causa de forma contínua podem causar irritação cutânea e para muitas pessoas provocar alergias na pele.

Por esta razão, a comissão conclui que a utilização de túneis de desinfecção está longe de proporcionar um bem e uma protecção adequada em relação à Covid-19, podendo causar danos à saúde.

- Publicidade-spot_img

Destaques