30.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Inhambane prevê distribuir 270 mil máscaras aos alunos

+ Recentes

REFLEXÕES DA MUVALINDA: S...

Negócio de pedra denuncia...

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

CERCA de 270 mil alunos de diversos níveis de ensino primário público, na província de Inhambane, vão receber máscaras de protecção facial, no âmbito de reforço das medidas de prevenção da Covid-19 nas escolas.

O facto foi anunciado pela Secretária de Estado, Ludimila Maguni, na vila de Quissico, distrito de Zavala, durante as cerimónias provinciais de abertura do ano lectivo escolar 2021.

Aquela dirigente explicou que esta iniciativa visa apoiar alunos que se encontram na situação de vulnerabilidade, isto é, sem capacidade de aquisição de material de prevenção contra a pandemia que assola o mundo.

Maguni disse que para garantir o cumprimento do protocolo sanitário, no âmbito das medidas de prevenção da covid-19, 129 escolas foram requalificadas e 837 beneficiaram de melhorias nos sanitários e sistemas de abastecimento de água potável.

A fonte explicou que o processo teve duas fases, sendo que a primeira compreendeu a reabilitação de 14 sanitários e a segunda concentrou-se na construção de 71 novos sanitários e 17 sistemas de abastecimento de água nas escolas secundárias.

Neste ano, Inhambane vai construir mais 35 salas de aula em oito novas escolas, sendo seis de nível primário e duas do secundário. Estas obras estão inseridas no âmbito da expansão da rede escolar para garantir educação para todos.

Com a construção destas escolas, a rede escolar ser incrementada passando das actuais 966 escolas, para 974 estabelecimentos de ensino primário e secundário. No que diz respeito às matrículas de novos ingressos, foram inscritos 118.529 alunos da primeira, sexta, oitava e decimas classes.

Para o efeito, serão contratados 501 novos professores que vão totalizar 12.903 e serão distribuídos gratuitamente 978.700 livros de alunos que já se encontram em todas escolas da província.

O ensino bilingue será expandido para mais de duas escolas passando de 145 para 147 e alfabetização e educação de adultos prevê funcionar com 135.516 alfabetizados assistidos por 437e educadores em 175 unidades criadas. 

- Publicidade-spot_img

Destaques