Home Nacional INQUÉRITO 202...

INQUÉRITO 2020: Há boas perspectivas para produção agrário

378

O PAÍS espera atingir este ano um crescimento de oito por cento no sector da agricultura, facto que irá consolidar a sua posição de principal vector da retoma do desenvolvimento no país.

Os dados foram revelados ontem, em Maputo, pelo Ministro da Agricultura, Celso Correia, na cerimónia de divulgação dos resultados do Inquérito Agrário 2020. Conforme explicou, os 4,8 por cento de crescimento registados no primeiro trimestre deste ano animam o sector que se posiciona como um dos maiores contribuintes para o Produto Interno Bruto (PIB).

No seu entender, com a divulgação dos resultados do Inquérito Agrário, o país está em melhores condições de projectar a sua produção nesta área no novo ciclo que se abre. O inquérito representa, segundo Correia, o primeiro marco estatístico e de referência que cobre um número abrangente de distritos, o que demonstra solidez, transparência e credibilidade dos dados para a planificação que se pretende fazer.

Assim, oestudo, realizado de Setembro de 2020 a Maio último, analisou pequenas e médias explorações agrícolas de culturas anuais e permanentes de 141 distritos do país. De forma excepcional, o estudo não cobriu os distritos de Palma, Mueda, Macomia, Meluco, Quissanga, Ibo, Nangade e Mocímboa da Praia, em Cabo Delgado, devido a acções terroristas que afectamesta parcela do país. Para o caso do distrito de Chinde, na Zambézia, o mesmo deveu-se a questões de vias de acesso.

Ao todo foram abrangidos 873 grandes exploradores de agricultura virada ao comércio, 93.183 de média exploração e 4.167.702 de pequena exploração.

A título ilustrativo, o trabalho revelou que 6,9 por cento têm acesso aos serviços de extensionistas, 9,7 por cento usamsemente certificada e 0,6 tem acesso ao crédito agrícola. Mostra aindaque 39,9 por cento têm informação sobre os preços dos produtos, 13,5 por cento têm perdas de colheita, números que continuam altos,e 9,1 por cento usamsistema de rega na produção, sobretudo nas províncias de Gaza, Maputo e Manica.

 

Com um orçamentode cerca de 200 milhões de meticais, o Inquérito Agrícola foi realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e contou com o apoio do Banco Mundial e a Organização das Nações para a Agricultura (FAO). Os resultados definitivos serão divulgados no próximo dia 15.