19.2 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Japão apoia resposta à Covid-19

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

O Governo do Japão, através da sua Embaixada em Moçambique, desembolsou de emergência USD745,200 para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para responder às prioridades identificadas no Plano de Resposta Nacional à Covid-19.

“Estamos muito felizes com este apoio generoso do Governo do Japão para mitigar o impacto da Covid-19 nas comunidades moçambicanas e, em particular, suas crianças”, disse Katarina Johansson, representante interina do UNICEF em Moçambique.

A crise da Covid-19 é também uma crise de direitos da criança. É menos provável que as crianças adoeçam com o vírus, mas temos de agir agora para que não se tornem vítimas ocultas, suportando o peso dos impactos a longo prazo.

Um comunicado de imprensa recebido pelo Notíciasindica que a suspensão de aulas nas escolas afectou 8,5 milhões de estudantes a todos os níveis, com 14.667 escolas pré-primárias, primárias e secundárias actualmente encerradas.

O Ministério da Saúde (MISAU) criou centros de tratamento e isolamento e equipas de resposta rápida em todas as províncias, desenvolveu um Plano de Preparação e Resposta nas áreas de coordenação, vigilância de doenças nos pontos de entrada, laboratórios, gestão de casos, fornecimentos e logística, recursos humanos, prevenção, controlo de infecções (IPC), comunicação e mobilização social, refere.

De acordo com o documento, os casos de Covid-19 em Moçambique continuam a aumentar, com 424 casos positivos registados (MISAU 07.06.2020), distribuídos por todas às províncias e cidade de Maputo, elevando o total para 66 casos pediátricos no país.

Neste contexto, o presente apoio do Japão, no contexto dos países envolvidos incluindo Moçambique, surge num momento crucial e visará os seguintes componentes: provisão de fornecimentos para melhor Controlo de Infecções e Prevenção (IPC) e fornecer materiais essenciais médicos e de água, saneamento e higiene.

Reforço da comunicação dos riscos e o envolvimento da comunidade, incluindo o envolvimento digital e a monitorização dos rumores para atingir 2.000.000 pessoas, desenvolvimento e divulgação de mensagens fundamentais através de vários canais, como os meios de comunicação social, os programas de rádio e televisão, o envolvimento da comunidade, o teatro, a rede de extensão comunitária e de saúde, e através de parceiros e outras redes, ampliar as mensagens de modo a que possam alcançar a população, trabalhar com as celebridades/embaixadores do UNICEF para reforçar a mensagem fundamental e responder à desinformação através da obtenção de mensagens fundamentais. De salientar que 250 famílias beneficiar-se-ão de transferências monetárias multissectoriais.

- Publicidade-spot_img

Destaques