25.9 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Mais de 700 estrangeiros saíram do país em voos especiais

+ Recentes

CONJUNTIVITE HEMORRÁGICA:...

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

BACIAS DO SAVE E ANGOCHE:...

Um total de 714 cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades saiu de Moçambique através do Posto de Travessia do Aeroporto Internacional de Mavalane, em Maputo, no período compreendido entre 04 a 10 de Abril corrente, com o intuito de regressarem aos seus países de origem.

Segundo o Serviço Nacional de Migração (SENAMI), trata-se maioritariamente de cidadãos de nacionalidade brasileira, japonesa, alemã, albanesa, francesa, sul-coreana e sueca.
“No período de 04 a 10 de Abril findo, houve registo de dois voos especiais que transportaram de Maputo a Brasília 714 cidadãos em dois voos regulares que fazem ligação entre Maputo e Addis Abeba”, disse o porta-voz do SENAMI, Celestino Matsinhe em conferência de imprensa ontem, em Maputo.
A fonte explicou que, neste momento, os voos regulares estão a ser operados por uma única companhia que faz voos três (3) vezes por semana.
“De referir que, neste momento, os voos regulares são operados por uma única companhia que é a Ethiopian Airlines, que faz estes voos nos domingos quartas e sextas-feiras”, explicou, segundo a AIM.
Questionado sobre a abertura do espaço aéreo, Matsinhe afirmou que continua aberto, tanto que há cidadãos nacionais que estão a regressar ao país e há cidadãos estrangeiros que estão a sair de Moçambique para regressarem aos seus países de origem.
“É nesta senda que ainda temos o voo da Ethiopian Airlines que está a circular e temos esses voos especiais que uma vez a outra acontecem. Semana passada, foram dois e sábado tem mais um voo especial para Lisboa que ainda não sabemos qual é a companhia”, afirmou.
A nível dos postos de travessia, o SENAMI registou uma redução de movimento migratório em 93 por cento em relação ao período similar de 2019.
“Neste período, foi registada, a nível dos postos de travessia nacionais, movimento migratório global de 7.779 viajantes de diversas nacionalidades, dos quais 3.385 entrados e 4.394 saídos, contra 106.234 verificados no período de 2019, o que representa redução em 93 por cento”, disse a fonte, explicando que esta redução é a mais baixa verificada desde que iniciou esta redução drástica a cerca de cinco semanas.
Comparando com a semana anterior (28 de Março a 03 de Abril), o SENAMI verificou, igualmente, redução de movimento migratório em 47 por cento, pois neste período atravessaram 14.658 viajantes.
O Porta-voz explicou que o movimento migratório nos postos de travessia nacionais continua a ser dominado por camionistas que transportam mercadorias de um país para o outro, e nos postos de travessia aéreos continua a registar-se movimento de saída de cidadãos estrangeiros que regressam aos seus países de origem.
Os postos de travessia de Ressano Garcia, na província meridional de Maputo, com 98 por cento, Cuchamano, na província central de Tete com 96 por cento e Mavalane, na cidade de Maputo com 91 por cento, são os que registam a maior redução de movimento migratório no período em análise.
Celestino Matsinhe disse que os 56 postos de travessia a nível nacional, 27 estão em funcionamento e 29 estão encerrados como parte da restrição de entrada e saída de cidadãos no país conforme a lei que aprova as medidas de execução administrativa para a prevenção e contenção da propagação da pandemia da COVID–19 a vigorar no âmbito do Estado de Emergência.

 

- Publicidade-spot_img

Destaques