30.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Manica intensifica controlo do movimento migratório

+ Recentes

Negócio de pedra denuncia...

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

Páscoa deve promover o am...

O GOVERNO da província de Manica vai intensificar medidas de segurança nas zonas que fazem fronteira com o Zimbabwe, para evitar a entrada e saída de pessoas, no quadro das medidas de prevenção e combate à Covid -19.

A intensificação passa pela mobilização dos membros das Forças de Defesa e Segurança (FDS) para evitar a circulação de pessoas que, na sua maioria, usam fronteiras não oficiais.

O anúncio foi feito há dias pelo secretário de Estado de Manica, Edson Macuácua, que reiterou o apelo à população sobre a importância de se prevenir da Covid-9, pandemia que ameaça a sobrevivência da espécie humana no mundo.

Macuácua disse ser desafio de todos os cidadãos a adopção de uma postura responsável para evitar a transmissão comunitária do novo coronavírus.

Mencionou os distritos de Mossurize, Machaze, Sussundenga e Báruè como sendo as regiões fronteiriças que registam um movimento de pessoas para os países vizinhos e vice-versa, de forma informal.

“Nessas zonas, as pessoas não usam fronteiras oficiais. Entram e saem sem nenhum controlo. Portanto, as Forças de Defesa e Segurança estarão nesses locais para controlar o fluxo migratório. É uma vigilância para que todos aqueles que entram para o nosso país sejam objecto de observação sobre o seu estado de saúde”, explicou.

O governante referiu que as mesmas medidas serão observadas nas cidades e vilas para identificar aqueles cidadãos que, sendo estrangeiros, podem estar ilegalmente no país e que possam configurar pessoas de grande risco de transmissão da pandemia.

“É um trabalho que vai exigir o envolvimento de todos os cidadãos. Denunciar aquelas pessoas que chegam aos nossos locais de residência para que as autoridades da Saúde e outras instituições façam o acompanhamento do seu estado de saúde”, afirmou.

A província de Manica continua com o registo de um caso positivo da Covid-19, notificado no distrito de Machaze, a sul da província.

- Publicidade-spot_img

Destaques