27.4 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Norte de Cabo Delgado volta a ter energia eléctrica

+ Recentes

APÓS HARMONIZAR PROCEDIME...

EDITORIAL

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Finalmente, a região norte da província de Cabo Delgado voltou a ter energia eléctrica desde o início da noite de ontem, após 10 dias às escuras, na sequência da queda, no rio Messalo, de uma das torres da linha que parte da subestação de Macomia para Ouasse.

O feito deveu-se à rápida conclusão dos trabalhos de reparação de emergência da linha na travessia do rio, permitindo que a subestação de Ouasse voltasse a receber corrente e, desta forma, abastecer Nangade, Muidumbe, Mueda, Mocímboa da Praia e Palma, onde cerca de 15.200 clientes estavam às escuras desde a noite de sábado, 11 de Janeiro.

Feliciano Massingue, director-geral de Transmissão da empresa Electricidade de Moçambique (EDM), ressalvou, no contacto com o “Notícias”, que é uma solução que carece de monitoria constante, pois o nível do rio Messalo oscila e a qualquer momento pode intensificar o transbordo e derrubar o pórtico implantado na margem norte, cuja torre foi arrastada há dias.

Apesar do restabelecimento do fornecimento da corrente à Ouasse por volta das 18 horas, os distritos de Mueda e Nangade continuavam sem energia até ao fecho da presente edição, o que se presumia se dever a avarias de linhas que partem da subestação. Técnicos da EDM desdobravam-se na busca dos locais com defeitos.

Tendo em conta que o pórtico poderá cair a qualquer momento, a EDM está a mobilizar-se para montar uma linha alternativa ao longo da estrada que liga Macomia e Muidumbe, que atravessa o rio Messalo de um outro ponto com três pontes, uma empreitada que poderá necessitar de mais de 30 dias para ser concluída, explicou Feliciano Massingue.   

- Publicidade-spot_img

Destaques