NOS EXAMES DO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO: Segunda chamada só para quem faltar por força maior

0

INICIA hoje, em todo o país, a primeira chamada dos exames finais do ensino primário e secundário. As autoridades da Educação Educação e Desenvolvimento Humano clarificam que só terão direito à segunda chamada os alunos que, por motivo de força maior, não puderem fazer esta  primeira.

Esta clarificação surge na sequência das dúvidas que pairam entre os estudantes sobre a matéria. Os alunos têm a percepção de que todos os que fizerem a primeira chamada e reprovarem são elegíveis para a segunda.

A porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Gina Guibunda, dissipa as dúvidas, dizendo que apenas vai à segunda chamada quem, por motivo de força maior, como doença, falecimento ou outros justificáveis, faltar aos exames que hoje começam.

“Estamos a dizer que o aluno que, por motivos de doença ou falecimento, faltar ao primeiro exame terá direito à segunda chamada. Portanto, aquele que fizer a primeira chamada e reprovar não tem direito de fazer outro exame”, explicou.

De hoje, 25 de Novembro a 3 de Dezembro próximo, realizam exames da primeira chamada 1.144.739 estudantes. Hoje e amanhã serão avaliados 582.501 alunos da 7.ª classe. De 29 de Novembro a 3 de Dezembro, 360.765 e 201.473 alunos, da 10.ª e 12.ª classe, respectivamente.

Os exames da segunda chamada nos dois ciclos decorrerão de 6 a 10 de Dezembro.

Por outro lado, Guibunda garantiu que todos os alunos das zonas afectadas por conflitos irão fazer os exames finais.

Os alunos de distritos do Centro do país com episódios de violência protagonizada pela Junta Militar da Renamo e aqueles que estão na condição de refugiados em diversos pontos do país, por causa do terrorismo em Cabo Delgado irão realizar os exames nos locais de acolhimento.

“Fomo-nos organizando à medida que acolhíamos estes alunos onde (hoje) estão a viver. Portanto, não há perigo ou risco destes não realizarem os exames”, assegurou Guibunda.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.