NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS: Produção pecuária cresce 4,5 por cento em Magude

0

A PRODUÇÃO pecuária no distrito de Magude, província de Maputo, cresceu em 4,5 por cento nos últimos dois anos, passando para um efectivo de 324.141 cabeças, com destaque para o gado bovino, que possui 101.370 efectivos, uma evolução de 2,4 por cento comparativamente a igual período anterior.

A informação foi avançada pelo administrador distrital, Lázaro Mbambamba, na I Conferência Distrital sobre o Combate ao Roubo de Gado, realizada recentemente.

Segundo Mbambamba, estes dados são resultado de trabalho conjunto entre o Governo, sectores privado e familiar em acções que promovam o investimento e desenvolvimento local.

Referiu que, para manter estes indicadores de crescimento, urge antecipar, controlar e eliminar todos os fenómenos que ameaçam a estabilidade da pecuária no distrito, sejam de natureza sanitária, sejam resultantes da acção humana.

“É importante identificarmos as fragilidades nos actuais procedimentos e instrumentos jurídicos e legais para propormos a sua actualização”, precisou.

Indicou que os dados oficiais sobre o roubo de gado no distrito nos últimos quatro anos não são tão assustadores, olhando para o número de casos registados.

A título de exemplo, em 2018 não houve registo de nenhum caso de roubo de animais, em 2019 houve quatro casos, cinco em 2020 e este ano foram notificados até agora três. O esforço das autoridades é que não haja nenhum episódio destes.

“Estes dados, apesar de não serem assustadores, deixam-nos preocupados, pois podem existir casos que ocorrem na comunidade e que não chegam a ser reportados”, apontou.

O encontro reuniu membros e convidados permanentes do Governo, titulares dos órgãos de Administração da Justiça, chefes dos postos administrativos, representantes das 22 associações dos criadores de gado e outros convidados.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.