19.8 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Novas ligações de água em Gorongosa

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

O FUNDO de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) vai estabelecer duas mil novas ligações domiciliáriasna sede distrital de Gorongosa, devendo cobrir,até Outubro deste ano,um universo de 23 mil habitantesdestavila autárquica, em Sofala.

De acordo com a directora da Área Operacional da Beira, Cremilda Sitole, para tal está em curso o lançamento deaproximadamente 14 quilómetrosdeconduta adutora a partir da Barragem de Gorongosa, construída sobre o rio Nhandare.

Sitole revelou que o projecto conta com fundos internos,avaliados em 1,7 milhõesde meticais.

Numa primeira fase, referiu, serão abrangidosos bairros periféricos da autarquia, nomeadamente Maphombwe, Matukudule e Tswassikane, onde a crise de água potável é acentuada.

Pretende-se, deste modo, alcançar uma cobertura na ordem de 48 por cento. Neste momento são servidos 757 clientes, representando umalcancede 23 por cento.

Conforme o previsto, até 2024 o FIPAG pretende atingir, na vila de Gorongosa, dez mil novas ligações domiciliárias, cobrindo 46 mil habitantes.

A barragem construída sobre o rio Nhandare deverá disponibilizar, inicialmente,  620. 68 metros cúbicos de água, prevendo-se que venha a atingir cerca de 1.279.956 metros cúbicos por ano até em 2030.

A construção da barragem sobre o rio Nhandare visa também a geração de energia eléctrica bem como facilitar a irrigação dos campos agrícolas com vista a contribuir para o incremento da produção agrícola no distrito de Gorongosa, considerado celeiro da província de Sofala.

Até então parte da população, sobretudo dos bairros ora abrangidos pela expansão do sistema de abastecimento de água, recorriam ao rio para a satisfação das suas necessidades.

Em relação à vila autárquica de Nhamatanda, ainda em Sofala, Sitoleavançou estarem em curso estudos para a assistência aos consumidores, atendendo o crescimento da demanda.

- Publicidade-spot_img

Destaques