ORIENTADOS PARA REDUÇÃO DA POBREZA: Investidos USD 275 milhões em projectos rurais no país

0

POUCO mais de 275 milhões de dólares (17,6 mil milhões de meticais) estão a ser investidos em projectos nos sectores agro-pecuário e pesqueiro no país, contribuindo para a redução da pobreza e melhoria da renda das famílias nas zonas rurais.

O investimento, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), está a assegurar o aumento da produção agrícola e de carnes vermelhas e a promover a pesca de pequena escala, com impacto na segurança alimentar e nutricional da população.

A vice-presidente da FIDA, Jyostna Puri, disse que a sua organização vai continuar a trabalhar com o Governo na melhoria das condições de vida da população rural, através da aposta em infra-estruturas de abastecimento de água, mercados agrícolas, produção pesqueira e cadeias de valor agro-alimentares.

Puri, que escalou ontem os distritos de Marracuene e Manhiça, na província de Maputo, no quadro de uma visita de trabalho que efectua ao país, destacou a resiliência da população, numa altura em que a pandemia da Covid-19 e as mudanças climáticas condicionam a actividade produtiva.

“O nosso compromisso é contribuir para a redução da pobreza, melhoria da segurança alimentar e resiliência dos meios de sustento para assegurar uma transformação rural inclusiva”, destacou a vice-presidente.

Mostrou-se satisfeita com os avanços alcançados na construção de infra-estruturas nas zonas rurais, com destaque para a provisão de água para irrigação, consumo doméstico e abeberamento de gado.

No distrito de Marracuene, Puri interagiu com vendedoras do mercado do peixe local e manteve um encontro com o administrador Shafee Sidat. Já em Maluana (Manhiça), a vice-presidente do FIDA visitou o furo multifuncional de Chicumbulane, onde foi recebida pela administradora Cristina de Jesus Mafumo.

Refira-se que dos mais de 275 milhões de dólares desembolsados para os subsectores da agricultura e desenvolvimento rural, 74 milhões foram canalizados para o projecto mercados rurais, 72,5 milhões para a cadeia do valor da mandioca, produção de carnes, para além de 49 milhões  investidos na aquacultura.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.