25.9 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Ponte sobre o rio Búzi pode abrir até Dezembro

+ Recentes

Moçambicano ganha prémio ...

CONJUNTIVITE HEMORRÁGICA:...

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

O tráfego rodoviário sobre a ponte do rio Búzi poderá abrir até Dezembro próximo, considerando que a empreitada já se encontra a 85 por cento de execução.

O coordenador-residente do projecto, André Vilanculos, disse, na recente visita da Secretária do Estado em Sofala, Stella Zeca, ter sido lançado o último dos 23 pilares necessários entre os dois encontros da infra-estrutura, marcando a fase decisiva da betonagem dos 23 tabuleiros, dos quais estão em faltam quatro.

A ponte terá  700 metros de comprimento, ligando Guara-Guara e Bândua, na estrada Tica-Búzi-Nova-Sofala.

No que se refere ao projecto da própria estrada, que compreende 134 quilómetros, as obras de ampliação e asfaltagem, que decorrem desde 2018, num custo de 118 milhões de dólares (7,6 mil milhões de meticais), financiados pelo Exim-Bank da Índia, já estão a 55 por cento de execução.

Executado pelo empreiteiro de origem indiana, denominado AFLONS, e sob fiscalização da WAPIOS, o empreendimento devia ter sido concluído em Abril passado, mas os prazos foram reprogramados para Julho de 2022, após a passagem dos ciclones tropicais Idai, Chalane e Eloise

Estes fenómenos tiveram impacto negativo no projecto, obrigando à elevação da quota na plataforma e aumento de componentes que não estavam previstas no esboço inicial.

A Covid-19 também provocou retrocesso nas obras, sobretudo na importação de maior parte dos materiais a partir da Índia, com o anterior bloqueio das fronteiras.

A secretária do Estado em Sofala mostrou-se satisfeita com a dinâmica das obras que já permitiram a asfaltagem de cerca de 20 quilómetros.

Vincou, no entanto, a necessidade de maior celeridade, principalmente face à presente época chuvosa, que normalmente se regista entre Outubro e Março.

Apontou que com a conclusão das obras, o distrito costeiro do Búzi vai conhecer maior desenvolvimento socioeconómico, impulsionando as trocas comerciais e a livre circulação de pessoas e bens.

Búzi tem como potencial a agro-pecuária, pesca,  a exploração de guano, nas grutas de Estaquinha, de oleaginosas e turismo no Santuário de Mwenhe-Mukuro, no posto administrativo de Nova-Sofala.

- Publicidade-spot_img

Destaques