21.1 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Criadas condições para melhorar colecta de receita

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

O CONSELHO Executivo Provincial, através da Direcção de Economia e Finanças, está a trabalhar com os governos distritais para melhorar a colecta de receitas para os cofres do Estado de forma a viabilizar o funcionamento e a materialização de vários programas de desenvolvimento local e nacional.

O director provincial da Economia e Finanças no Conselho Executivo Provincial de Tete, Carlos Tomo, disse em contacto há dias com o nosso Jornal que para agilização da cobrança de impostos nos distritos a Autoridade Tributária em Tete tem vindo a tomar a dianteira.

A fonte referiu que nas visitas de monitoria efectuadas a alguns distritos da província de Tete constatou-se o incumprimento da meta de colecta de receitas do Estado e Imposto de Reconstrução Nacional (IRN).

Aquele responsável explicou que não obstante os problemas ligados à exiguidade de recursos para acções de monitoria das fontes de recursos, a aprovação da proposta do Plano Económico e Social e Orçamento Geral do Estado de 2020 do Executivo fora do calendário de planificação condicionou a administração de todo o processo de administração orçamental.

Em relação às receitas de Administração Central (impostos internos e externos) a província de Tete tem se evidenciado na contribuição na meta nacional nos últimos três anos para cá.

“Nas receitas de Administração Central, por exemplo em 2017, conseguimos contribuir em 5,5 por cento da meta, ao arrecadar e transferir cerca de 210,73 milhões de meticais, e em 2019, na meta global Administração Central e Provincial, arrecadámos cerca de 15.624,69 milhões de meticais, cerca de 6 por cento da meta nacional de 235,59 mil milhões de meticais”, apontou Carlos Tomo.

- Publicidade-spot_img

Destaques