15.6 C
Maputo
Quarta-feira, 10 - Agosto, 2022

FESTIVAL DO SONGO: Viola quer evento ao nível provincial

+ Recentes

O GOVERNADOR de Tete, Domingos Viola, desafiou a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), organizadora do “Festival do Songo”, a estudar a possibilidade de incluir artistas de outros pontos da província, para que este evento deixe de ser distrital e passe a provincial.

O desafio foi lançado no sábado passado, na vila de Songo, no encerramento da VI Edição do Songo Festival, que juntou artistas do distrito de Cahora Bassa, para a celebração do 47.º aniversário da HCB, criada a 23 de Junho de 1975, por acordo entre o governo português e a Frelimo, dois dias antes da proclamação da independência nacional.

Para Domingos Viola, a coincidência da realização deste evento com os 47 anos da independência nacional, representa a consagração do orgulho dos moçambicanos e um marco percursor da soberania do país.

“Por este facto, devemos a honra e respeito aos veteranos da luta de libertação nacional, que consentiram sacrifícios e libertaram o nosso solo pátrio”, disse Viola. Acrescentou que a realização do festival representa um dos ganhos da luta heroica dos combatentes da luta de libertação nacional pois, com a conquista da independência, trabalhou-se para a reversão da barragem de Cahora Bassa, em 2007, à gestão dos moçambicanos.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques