19.8 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Mais de 300 mil pessoas em risco de desastres naturais

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

MAIS de 300 mil pessoas, o correspondente a 24 mil famílias, correm o risco de ser assoladas por chuvas normais e acima de anormais, ventos fortes, inundações entre outros eventos climatéricos, na presente época chuvosa, na província de Inhambane. 

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) prevê que muitos distritos serão afectados por inundações, cheias, secas, ciclones, sismos e marés vivas para o caso de Govuro, Vilankulo e Maxixe.

Estes dados foram partilhados pelo oficial de informação no INGD, Zacarias Mauae, no decurso do encontro do Comité Operativo de Emergência (COE) ao apresentar a proposta do plano de contingência para época chuvosa e de ciclones 2021/ 2022.

Mauae disse que neste período chuvoso, o INGD estima que mais de 445 salas de aula, sendo 35.579 alunos e nove mil hectares de culturas diversas serão destruídas por estes eventos, afectando um total de 4817 produtores.

O cenário um é composto por ameaças mais frequentes ou aquelas de pequena magnitude (ventos fortes, descargas atmosféricas, inundações localizada nas vilas e cidades e seca), mas com efeitos destrutivos nas comunidades mais vulneráveis, assolando cerca de 44.897 famílias, o equivalente a 224.493 pessoas.

O cenário dois é a combinação deste com o cenário um, com o risco de ocorrência de cheias nas bacias hidrográficas e de ciclones, onde se estima que cerca de 298.279 pessoas possam estar em risco, das quais 7070  de cheias e 58.371 de ciclones.

O cenário três é o resultado da combinação entre o cenário dois e a probabilidade de ocorrência de sismos, podendo afectar um total de 300.953 pessoas, o correspondente a 60.191 famílias, das quais, pelo menos 2674 em risco de sismos.

Os cenários dois e três são tidos como os mais prováveis na presente época chuvosa. Para o cenário três estima-se em cerca de 300.953 pessoas em risco de desastres.

O cálculo indicativo das necessidades de assistência alimentar face à seca, teve em conta o número de famílias previstas (24 mil) com destaque para os distritos de Govuro, Funhalouro, Mabote e Panda.

Para assistir as pessoas em risco, o INGD necessita de pouco mais de 73 milhões de meticais, contra mais de 64 milhões do período anterior. O valor será aplicado na aquisição de 204 tendas, 97.369 kits para os alunos, 691 kits para professores, alimentação, entre outras necessidades.

Segundo Mauae, o incremento neste período resulta não só da maior probabilidade da ocorrência de chuvas acima do normal, decorrente da previsão climática, mas também pelo facto de a província estar ciclicamente exposta ao fenómeno seca, principalmente os distritos de Panda, Funhalouro, Mabote e Govuro.

- Publicidade-spot_img

Destaques