20.1 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Norte da província: EDM promete restabelecer corrente a qualquer momento

+ Recentes

Em construção dezanove mi...

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

A ELECTRICIDADE de Moçambique (EDM) assegura que vai restabelecer, a qualquer momento, a corrente eléctrica da rede nacional aos cinco distritos da região norte de Cabo Delgado, nomeadamente Muidumbe, Mueda, Nangade, Mocímboa da Praia e Palma, privados deste recurso desde o ano passado, na sequência da sabotagem perpetrada por grupos terroristas.

De acordo com António Marunganhe, director regional norte da EDM, o restabelecimento da corrente eléctrica naqueles distritos está condicionado à restauração da situação de segurança, referindo que neste momento a empresa está apenas à espera que tal aconteça.

A fonte fez saber que ao todo a falta de corrente eléctrica regular naqueles pontos de Cabo Delgado está a afectar pouco mais de 30 mil consumidores. Marunganhe precisou que no primeiro levantamento se soube que parte da linha de média tensão que alimenta distritos daquela região tinha sido sabotada pelos terroristas.

“Resta saber se houve ou não outras destruições ao longo da conduta, para além das linhas de média tensão, porque não temos como chegar lá devido à situação de insegurança. Estamos preparados para intervir e repor o fornecimento da corrente eléctrica, a qualquer momento, assim que as condições de segurança tiverem sido criadas” – referiu Marunganhe.

Ainda de acordo com o director regional norte da EDM, neste momento a empresa está a fornecer corrente eléctrica às sedes distritais de Mueda e Nangade através de geradores de emergência, para alimentar serviços essenciais como hospitais e fontes de abastecimento de água.

“Estamos a trabalhar com o sector dos recursos minerais e energia para o fornecimento da corrente eléctrica através de geradores, permitindo que alguns serviços essenciais funcionem. Fornecíamos também à sede distrital de Palma antes dos últimos ataques. Portanto, como vê, apesar das dificuldades a EDM sempre está com a população da região norte de Cabo Delgado”, assegurou Marunganhe.

A fonte não quis dizer quanto a EDM gasta mensalmente em combustíveis para alimentar os geradores que abastecem corrente eléctrica às sedes distritais de Mueda e Nangade, justificando que “neste momento não é o que interessa. A nossa preocupação é assegurar que os serviços essenciais funcionem”.

Marunganhe não revelou igualmente quanto a empresa está a perder por não vender a energia eléctrica, por causa da acção negativa dos terroristas, tendo em conta que algum equipamento foi vandalizado e todos clientes, por exemplo das sedes distritais de Mocimboa da Praia e Muidumbe, incluindo algumas localidades, abandonaram aqueles pontos.

“A EDM não está a olhar para o que está a perder ou a ganhar pela factura. A situação dos ataques terroristas ainda não terminou e não podemos estar a fazer contas sobre quanto estamos a perder, o importante é todos fazermos com que as acções terroristas terminem logo para retomarmos o fornecimento normal da corrente eléctrica à população daquela região”.

- Publicidade-spot_img

Destaques