20 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

REPTO AO NOVO MINISTRO: Nyusi quer transporte de qualidade no país

+ Recentes

Prevalece chuva forte e t...

Governo e profissionais d...

Dois menores morrem atrop...

Conflito Homem – fauna at...

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, instou há momentos, o novo Ministro dos Transportes e Comunicações a criar soluções para a mobilidade rodoviária de qualidade e em quantidade, bem como desenvolver um sistema de transporte em massa, no país.

Nyusi falava esta manhã na cerimónia de tomada de posse de Mateus Magala e António Saíde, para os cargos de Ministro dos Transportes e Comunicações e vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia, respectivamente.

“Um dos constrangimentos do sector de Transportes e Comunicações é a dificuldade dos moçambicanos se fazerem presentes em diversos lugares por não ter acesso aos meios rodoviários, ferroviário, aéreos e marítimos”, sublinhou o Presidente.

O Chefe do Estado explicou que a existência de transporte fiável e seguro é essencial para que as crianças cheguem cedo à escola, os jovens cumpram com as suas obrigações e conheçam o país, enquanto os adultos vão chegar a tempo nos locais de trabalho com o conforto necessário. Os comerciantes podem fazer chegar as suas mercadorias, bens e serviços nos pontos de venda em qualquer parte do país.

Falou igualmente da necessidade de rentabilizar as empresas de transporte e comunicações do sector estatal, através do redimensionamento dos activos, dando como exemplo o Aeroporto de Nacala, que precisa de revisão das estratégias de produtos a oferecer, entre outros.

Para o vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia, António Saíde, um dos desafios é assegurar o cumprimento do “Programa Energia para todos” e garantir o acesso universal até deste recurso, usando conhecimentos e experiências sobre energias renováveis.

- Publicidade-spot_img

Destaques