Home Destaque SEGURANÇA SOC...

SEGURANÇA SOCIAL: Inscrição dos mineiros arranca próximo mês

551

O GOVERNO prevê iniciar próximo mês a inscrição dos trabalhadores das minas da África do Sul que querem aderir ao Sistema de Segurança Social Obrigatória.

Segundo a ministra do pelouro, uma equipa da Direcção-Geral do Instituto Nacional de Segurança Social vai deslocar-se à África do Sul e, com a delegação desta instituição no país vizinho, inscrever mineiros nos seus postos de trabalho.

Margarida Talapa partilhou esta informação há dias, no âmbito da reunião multissectorial sobre compensação por doenças ocupacionais aos trabalhadores mineiros moçambicanos na África do Sul. 

Para que o processo ocorra, Talapa lançou, em Joanesburgo, uma campanha de sensibilização destes trabalhadores para aderirem à Segurança Social.

Com a iniciativa, segundo a titular da pasta do Trabalho e Segurança Social, pretende-se estimular os mineiros no activo e os aposentados a investirem o valor que ganham e a descontarem para o sistema, com vista a garantir a sua protecção após a aposentação ou em caso de invalidez.  

“Vamos ainda sensibilizar os ex-mineiros porque o valor que eles recebem de compensação não é pouco. É preciso que eles coloquem no banco para rentabilizá-lo, mas também se inscreverem no INSS”, disse Tapala, acrescentando que houve boa resposta e aceitação da iniciativa pelos mineiros.

Leia mais…