27.6 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Surto de cólera fez 15 mortos desde Janeiro em Cabo Delgado

+ Recentes

Reabertos três centros de...

Novas embarcações ligam P...

Disparam casos da conjunt...

Quarenta cinco mortos em ...

QUINZE pessoas morreram desde Janeiro por conta de um surto de cólera na província de Cabo Delgado, disse ontem à Lusa fonte da Direcção Provincial de Saúde.

“Temos um cumulativo de 15 mortos, mas nos últimos três meses não registamos nenhum”, disse Anastácia Lidimba, directora provincial de Saúde de Cabo Delgado.

A província de Cabo Delgado registou, até agora, 893 casos de cólera, principalmente em regiões que foram afectadas pelo mau tempo durante a época chuvosa 2019/2020.

Em Fevereiro, o Governo anunciou que o surto estava “quase controlado”, tendo aberto três centros de isolamento e tratamento, como parte das estratégias para travar a propagação da doença na província.

Os serviços de Saúde da província estão também a fazer campanhas de sensibilização, limpeza e distribuição de purificadores de água, visando reduzir o impacto do surto da cólera.

O mau tempo que se registou na província afectou mais de 10 mil pessoas, além de destruir várias infra-estruturas, com destaque para o desabamento da ponte sobre o rio Montepuez, que interrompeu uma das principais estradas da província, deixando vários distritos do norte isolados por várias semanas.

Entre os meses de Outubro e Abril, Moçambique é ciclicamente atingido por ventos ciclónicos oriundos do Índico e por cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

A época das chuvas 2019/2020 provocou a morte de 54 pessoas devido a desastres naturais (sobretudo raios e inundações) e afectou cerca de 65 mil pessoas, muitas com habitações inundadas, segundo dados do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

- Publicidade-spot_img

Destaques