20 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

UEM, UNILÚRIO E UNIZAMBEZE: Resultados dos exames a 31 de Janeiro

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

Os resultados dos exames de admissão às Universidades Eduardo Mondlane (UEM), Zambeze (UniZambeze) e Lúrio (UniLúrio) serão divulgados no próximo dia 31 de Janeiro.

Ontem foi o último dia de avaliações, num processo em que concorreram 39.279 candidatos às três instituições do Ensino Superior. O número revela uma ligeira redução de candidatos em relação ao ano passado, em que 40.032 inscritos se submeteram às provas.

A chefe do departamento de Admissão à UEM explica que o decréscimo de candidatos se deveu, em parte, à consulta tardia das listas de distribuição das salas e os calendários das avaliações.

Isabel Guiamba também relaciona o fenómeno com o aparecimento de instituições do Ensino Superior privadas que, de certa forma, reduzem a pressão sobre as universidades públicas.

Contrariamente aos anos anteriores, houve menos episódios de fraude com recurso a telemóveis, atrasos e candidatos sem posse de documentos em dia. O número destes casos não foi especificado, no entanto, a representante da UEM faz um balanço positivo dos exames de admissão.

Para o ano académico 2020 estão disponíveis 122 cursos na UEM, 29 cursos na UniZambeze e 23 cursos na UniLúrio.

Na Universidade Eduardo Mondlane, os cinco cursos mais concorridos nestes exames foram os de Medicina, com 3.384 candidatos, Direito (1.842), Contabilidade e Finanças (1.266), Administração Pública (932s) e Engenharia Informática (891).

- Publicidade-spot_img

Destaques