21 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

World Vision alerta para elevados níveis de violência contra a criança

+ Recentes

EDITORIAL

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

UMA criança foi vítima de violação sexual a cada seis horas no país entre Janeiro e Setembro deste ano, afirma a organização não-governamental (ONG) World Vision-Moçambique, citando dados do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM).

"Essas informações são reveladoras de quão sinuoso é o caminho que o país ainda tem pela frente, numa altura em que acaba de ser assinalado o 31.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança", refere a organização, numa nota de imprensa divulgada na segunda-feira.

Segundo o documento, 99% das crianças vítimas de violação sexual são raparigas e o maior número de casos foi registado nas províncias de Maputo e Gaza e Nampula.

A ONG apela aospaís para que encontre estratégias para descobrir as "causas primárias da violência contra a criança", referindo que isso passa pela consolidação e implementação "sem contemplações" da legislação para a sua protecção, além da sensibilização e educação contínuas da sociedade.

"É indispensável que neste processo a participação e a voz da criança não sejam um dado adquirido, mas constituam um objectivo concreto a ser obrigatoriamente alcançado", acrescenta a nota.

A World Vision-Moçambique apontou ainda que os níveis de violência contra a criança, com destaque para violação sexual, aumentaram com a pandemia da Covid-19, em Gaza, Zambézia, Tete e Nampula, segundo resultados de um inquérito realizado nestas províncias.

"Mais do que nunca, este é o momento em que devemos colocar a protecção dos Direitos da Criança no centro do roteiro político global para uma melhor reconstrução", conclui.

- Publicidade-spot_img

Destaques