AOS ADMINISTRADORES DISTRITAIS: PR recomenda busca de soluções locais

0

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, orientou os administradores distritais a introduzirem reformas na sua acção governativa, adoptando novos modelos sustentáveis como forma de superar os problemas do distrito.

Falando ontem no município de Moatize, na província de Tete, durante o encerramento da VIII Reunião Nacional dos Administradores Distritais (RNAD), o Chefe do Estado afirmou que o administrador deve produzir iniciativas locais, uma vez que é a pessoa que domina a realidade no terreno.

“A dinâmica actual que o país vive não coaduna com um administrador que se posiciona como imitador das iniciativas do Governo Central. Precisa avaliar os problemas do seu distrito, definir prioridades, modo de financiamento e, quando necessário, submetê-los ao Ministério da Administração Estatal e Função Pública para implementar”, orientou.

Disse que os dirigentes a este nível têm de ser visionários e carregar, em sua mente, a vontade de resolver as preocupações do povo, levando inclusivamente a população a ver nele “uma espécie de presidente local”.

“Para dirigir neste sentido, é preciso dominar as vontades e problemas da população, características do distrito e dar o melhor de si em seu benefício. De modo algum deve olhar a sua função como lugar para apenas fazer carreira”, admoestou.

Nyusi prometeu que o Governo Central vai trabalhar para viabilizar a implementação das iniciativas locais, pois está igualmente a promover programas que visam transformar os distritos em reais polos de desenvolvimento, levando água, energia, hospitais e bancos para a zona rural.

Na ocasião, o mais alto magistrado da nação disse esperar que os administradores enviem para o Governo Central, dentro de dias, propostas de reformas para resolver os problemas de vias de acesso, água, energia, educação, agro-processamento, industrialização, saúde e transporte público, ao nível dos seus distritos.

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.