20.1 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

“CASO DÍVIDAS OCULTAS”: Detido 11.º arguido

+ Recentes

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

BACIAS DO SAVE E ANGOCHE:...

Em construção dezanove mi...

FOI detido ontem, na cidade de Maputo, Fabião Salvador Mabunda, um dos 21 arguidos constituídos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito das investigações das “dívidas ocultas”.

Fabião Mabunda, empresário da área de Construção Civil, é descrito pela PGR como tendo cedido a conta da sua empresa para receber avultadas somas monetárias provenientes das dívidas para, posteriormente, passar o valor, por via de transferências bancárias e pagamentos, a outros arguidos do processo.

Mabunda era dado como fugitivo pelo Ministério Público, que ontem emitiu um mandado de captura contra si.

Assim, este junta-se aos arguidos Gregório Leão, antigo director do SISE; António Carlos do Rosário, presidente do Conselho de Administração das empresas PROINDICUS, EMATUM e MAM; Ndambi Guebuza, filho do antigo Presidente Armando Guebuza e descrito no processo como tendo recebido avultadas somas em dinheiro; Teófilo Nhangumele, considerado peça-chave na elaboração do projecto que deu lugar às dívidas ilegais; Inês Moiane, antiga secretária particular do Presidente Guebuza; e Bruno Tandane, Sérgio Namburete e Sidónio Sitoe.

Elias Moiane é o único arguido a quem o tribunal decidiu conceder liberdade condicional, sob condição de pagar um milhão de meticais. Manuel Chang, deputado e antigo ministro das Finanças, detido na África do Sul desde Dezembro do ano passado, é outro dos arguidos neste processo, que continuará sob custódia da justiça, conforme determinou o Tribunal de Kempton Park, na sexta-feira.

Aliás, Chang deverá voltar hoje ao Tribunal de Kempton Park, em Joanesburgo, onde a sessão está reservada à avaliação dos pedidos de extradição formulados pelas autoridades judiciais de Moçambique e dos Estados Unidos da América.

Na semana passada, a análise desta matéria foi adiada para consultas a outros níveis se os dois pedidos de extradição podem ser avaliados em simultâneo ou em separado.

Caso se afigure incompatível a discussão da matéria hoje, uma vez que o juiz já tem agendado um outro processo por findar, a alternativa poderá ser o dia 11.

- Publicidade-spot_img

Destaques