28.1 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Centro e norte do país: PR quer agressividade no combate à violência

+ Recentes

INATRO espera fiscalizar ...

Aprovadas em definitivo L...

COM MARINHAS DA TANZANIA ...

Novas carteiras para quat...

AS Forças de Defesa e Segurança (FDS) devem intensificar as operações contra o terrorismo que afecta a província de Cabo Delgado e os ataques armados perpetrados pela Junta Militar da Renamo.

O apelo foi feito pelo Presidente da Filipe Nyusi durante a saudação dos oficiais-generais da Polícia da República de Moçambique (PRM) por ocasião do dia da criação da corporação, que se assinala hoje.

“Instamos a Polícia, em coordenação com as demais Forças de Defesa e Segurança, a persistir no combate ao terrorismo e às acções da Junta Militar da Renamo, para que a paz social seja restabelecida nestas regiões do país”, disse Nyusi.

Para o efeito, afirmou, urge o reforço da acção e coordenação conjunta de modo a lograr melhores resultados operativos, sem descurar as medidas de protecção de pessoas vulneráveis que se encontram nas áreas de conflito.

Sobre a efeméride, destacou a necessidade de reflexão profunda sobre o percurso da PRM, identificando os passos que já foram dados e os que ainda estão por dar mas, sobre tudo, conceber uma resposta adequada aos desafios da actualidade.

Neste sentido, mostra-se premente continuar com reflexão interna sobre as formas de intensificar e aperfeiçoar a formação e especialização dos diversos profissionais para ajustá-los às novas manifestações criminais.

“Estas acções devem iniciar no desenho dos perfis de entrada e nos critérios de selecção dos candidatos para as diversas instituições de formação policial, que devem dar primazia, acima de tudo, ao espírito de servir àpátria”, sublinhou.

Por outro lado, a rica experiência prático-operacional e académica deve servir de base para novas e conjugadas abordagens para o reforço de operações cada vez mais complexas contra os crimes transnacionais, como as que demandam o combate ao crime organizado, terrorismo, tráfico de pessoas e de drogas, branqueamento de capitais.

Nyusi também manifestou preocupação com as acções de desordem pública, desacato às autoridades e os elevados índices de sinistralidade rodoviária.

Por isso, disse, o Governo incentiva o contínuo aprimoramento do capital humano existente através de formação contínua em áreas de especialidade e, no caso vertente, à Academia de Ciências Policiais é reservado um papel central.

Advertiu que a sociedade moçambicana está a tornar-se cada vez mais exigente, particularmente no que concerne à protecção e garantia dos seus direitos fundamentais. Por isso, as FDS devem ser implacáveis no combate ao crime para que os cidadãos se sintam tranquilos e protegidos em cada ponto do país onde estiveram.

Em resposta, o comandante-geral da PRM, Bernardino Rafael, renovou o compromisso da corporação de combater a criminalidade, bem como realinhar constantemente as estratégias para que a técnica e a táctica policiais intervenham sem pôr em causa o gozo e exercício dos direitos dos cidadãos.

A passagem dos 46 anos da criação da PRM assinala-se sob o lema “46 anos valorizando recursos humanos na garantia da ordem, segurança e tranquilidade públicas, e no combate ao crime e terrorismo”.

- Publicidade-spot_img

Destaques