“Cultura e Turismo” aposta na criação de infra-estruturas para novos distritos

0

O Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, orientou os quadros da sua instituição a trabalharem para a criação de infra-estruturas nos novos distritos criados, recentemente, pelo Governo.

Os novos distritos criados através de vários dispositivos jurídico-legais são Mapai e Chonguene, na província de Gaza, que ascenderam a este estatuto em 2016.

Silva Dunduro fez esta observação hoje durante o ciclo de debates que decorrem no V Conselho Coordenador do Ministério da Cultura e Turismo, evento que encerra amanhã na Ilha de Moçambique, em Nampula, sob o lema "Unindo povos através da cultura e desenvolvimento turístico e sustentável".

Dentre as infra-estruturas que devem ser erguidas destaque vai para bibliotecas escolares e públicas, casas de cultura, museus, monumentos e escolas de ensino vocacional em artes e cultura.

A ideia é dotar os novos distritos de condições que permitam a recolha de dados sobre as manifestações artístico-culturais, históricos dessas zonas, incluindo os usos e costumes desses locais.

A acção vai permitir que seja feito o registo, produção e divulgação de acontecimentos únicos e invulgares dessas manifestações.

Na visão de Dunduro, estas acções fazem parte de uma das principais atribuições que é a promoção do mosaico artístico-cultural do país, tendo em conta a visão do Governo na valorização da cultura.

Por outro lado, considera que a criação destas infra-estruturas é um caminho que vai dinamizar o turismo nesses distritos.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.