28.1 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Garante António Sanchez-Benedito Segurança e estabilidade podem voltar a Cabo Delgado

+ Recentes

Mensagens enaltecem verti...

INATRO espera fiscalizar ...

Aprovadas em definitivo L...

COM MARINHAS DA TANZANIA ...

O EMBAIXADOR da União Europeia (UE) em Moçambique, António Sánchez-Benedito, está convicto de que a segurança e estabilidade sócio-política podem voltar a reinar no norte da província de Cabo Delgado, alvo de actos terroristas que se caracterizam por decapitação de pessoas, saques e destruição de infra-estruturas públicas e privadas, com consequências para a economia.

Abordado sexta-feira pela nossa Reportagem no Parque Nacional de Gilé, província da Zambézia, António Sanchez-Benedito disse que o mais importante neste momento é a colaboração de todos os segmentos da sociedade para que a crise política e humanitária seja rapidamente ultrapassada, dando espaço para a execução de programas de desenvolvimento.

Segundo António Sánchez-Benedito, a União Europeia tem vindo a acompanhar com muita preocupação a crise na província de Cabo Delgado, sendo por isso que desembolsou mais de 15 milhões de euros para assistência humanitária.

Segundo ele, o apoio humanitário de emergência às famílias é prioridade máxima da União Europeia neste momento.

“Com muito trabalho e colaboração de todos, sob a liderança do Governo de Moçambique, a situação de crise pode ter fim”, disse o diplomata, para quem a outra prioridade deve ser o apoio psicológico e moral às vítimas pelo facto de mulheres e crianças terem presenciados situações horríveis.

Estima-se que mais de 850 mil pessoas estejam directamente afectadas e a enfrentar necessidades múltiplas, incluindo a segurança das suas próprias vidas.

António Sánchez-Benedito entende ainda que ser necessário desenvolver programas de médio e longo prazos para melhorar as condições de vida das famílias afectadas e promover o crescimento sócio-económico na região, dando novas oportunidades às pessoas.

- Publicidade-spot_img

Destaques