20.1 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Iniciativa “Juntos por Cabo Delgado”: Entregue primeiro apoio aos afectados

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

CINQUENTA toneladas de produtos alimentares não perecíveis de higiene, vestuário e calçado foram entregues ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) pelo Provedor de Justiça, Isaque Chande, para apoiar os deslocados em Cabo Delgado.

Trata-se de produtos resultantes da campanha “Provedor de Justiça – Juntos por Cabo Delgado”, da iniciativa do Gabinete do Provedor de Justiça em parceria com empresários nacionais e não só.

A iniciativa tem o diferencial de os parceiros/empresários estarem directamente ligados aos processos, desde a integração no comité de gestão, a recolha dos donativos até a entrega ao INGC para o armazenamento e escoamento, de forma a garantir, não só a transparência na gestão, mas, acima de tudo, para que estes se sintam envolvidos a todos os níveis.

Vale ainda pela forte participação de pessoas de boa vontade que vêm dando o seu contributo através do depósito de produtos não perecíveis nos diversos pontos identificados, sendo que das 50 toneladas doadas, oito resultam desses apoios.

Na ocasião, o provedor de Justiça disse que em breve a campanha irá para Cabo Delgado e Nampula, concretamente nos centros de acolhimento e de reassentamento para acompanhar as entregas dos donativos deslocados do terrorismo em Cabo Delgado.

“Todo mundo, por mais pouco que tenha, sempre tem algo que possa partilhar e ajudar o próximo”, disse Isaque Chande, momentos após a entrega simbólica dos produtos à directora-geral do INGC, Luísa Meque.

Acrescentou que se trata de uma iniciativa que visa minorar o sofrimento de centenas de milhares de homens, mulheres, crianças e idosos que se viram forçados a abandonar as suas terras, os seus meios de subsistência e as suas raízes tradicionais, por causa do conflito armado.

Designada “Provedor de Justiça – Juntos por Cabo Delgado”, a campanha visa, essencialmente, prestar assistência aos deslocados que se encontram em situação de vulnerabilidade naquela província e noutras onde foram acolhidos.

Isaque Chande explicou que a campanha terá duração de trinta dias e conta com ajuda de parceiros decididos a abraçar a causa solidária de prestar assistência humanitária às vítimas do terrorismo.

- Publicidade-spot_img

Destaques