O Chatham House diz que a presença de Daniel Chapo em Londres, Inglaterra, depende da validação final dos resultados das eleições de 9 de Outubro pelo Conselho Constitucional (CC). Chapo foi convidado a falar sobre desafios e prioridades do país, na qualidade de Presidente-eleito, de 4 a 6 de Dezembro.
Em comunicado, a Chatham House refere que formulou um convite a Daniel Chapo em 13 de Novembro de 2024, após a declaração da vitória de Chapo pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Reconhece, entretanto que há recursos interpostos no CC. “Qualquer evento da Chatham House com o senhor Chapo depende da validação final dos resultados das eleições pelo Conselho Constitucional de Moçambique”, lê-se na missiva.
O Chatham House é uma instituição mundialmente conhecida na área de pesquisa e discussão sobre assuntos internacionais, já tendo recebido figuras como o Presidente da República Filipe Nyusi, o antigo Chefe do Estado Armando Guebuza, para além de líderes e estadistas de outros países africanos, como Nelson Mandela e Thabo Mbeki, ambos da África do Sul.


