19.4 C
Maputo
Quinta-feira, 28 - Março, 2024

Presidente da Renamo volta a negar ligação aos ataques no centro do país

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

O presidente da Renamo, Ossufo Momade, voltou a negar qualquer ligação da sua força política e do seu braço armado aos ataques no centro do país.

“Se o Estado moçambicano deixa que o jacaré cresça, já não é da responsabilidade de Ossufo Momade”, disse a jornalistas, no sábado, em Quelimane.

O presidente da Renamo responsabiliza Mariano Nhongo, dirigente que em Junho se revoltou contra o partido, de organizar os ataques, dispondo de um grupo de guerrilheiros dissidentes.

“Quando Nhongo vinha a público dizer que iria matar Ossufo Momade, todos ficavam a rir”, referiu o dirigente partidário, acrescentando que são as Forças de Defesa e Segurança que devem tratar da ameaça.

Conforme acrescentou Momade, “o Estado moçambicano tem os seus serviços” e a responsabilidade de esclarecer as questões de segurança.

Por sua vez, em declarações à televisão STV, Mariano Nhongo negou também a autoria dos ataques.

“Eu não ataquei”, referiu o líder do grupo dissidente, dizendo que os responsáveis são outros homens armados da Renamo que ainda estão em bases onde não têm de comer.

José Manteigas, porta-voz do partido, disse na quinta-feira à Lusa que a Renamo está comprometida com o processo de desmilitarização, desarmamento e reintegração – parte do acordo de paz de 06 de Agosto – e que os seus homens estão acantonados na Gorongosa, no âmbito do processo.

A Polícia da República de Moçambique, por seu lado, voltou a responsabilizar a Renamo pelos ataques, sem distinguir entre dissidentes ou guerrilheiros ligados àquela força política.

- Publicidade-spot_img

Destaques