19.4 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Presidente Nyusi participa hoje nas exéquias do General Eugénio Mussa

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

O PRESIDENTE da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Filipe Nyusi, participa hoje (09), pelas 14:00 horas, nas exéquias do General Eugénio Ussene Mussa, Chefe do Estado-Maior General, falecido ontem (08), vítima de doença.

 

A cerimónia terá lugar no Estado Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, na Cidade de Maputo, observando todas as medidas de segurança face à prevenção da Covid-19, indica um comunicado de imprensa emitido pelo Gabinete de Imprensa da Presidência da República.

Eugénio Mussa foi nomeado pelo Presidente da República, na sua qualidade de Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, no dia 14 de Janeiro de 2021, depois de promovido à patente de General do Exército, para assumir o cargo de Chefe do Estado Maior-General das FADM, em substituição de Lázaro Menete.

Antes de ser nomeado Chefe do Estado Maior-General das FADM, Eugénio Mussa, que era comandante do Serviço Cívico de Moçambique, esteve a dirigir o combate aos terroristas no Teatro Operacional Norte, na província de Cabo Delgado.

Em reacção à morte de Eugénio Mussa, as Nações Unidas, através do secretário-geral para Moçambique e presidente do Grupo de Contacto,  Mirko Manzoni, lamentam a morte do general e destacam que este dedicou a sua vida ao país e, por isso, será recordado pela sua dedicação, abordagem centrada na resolução de problemas e pelo seu inabalável empenho em garantir a paz para Moçambique.

“O General Mussa liderou pelo exemplo, visitando cada um dos centros de acomodação onde os combatentes se reúnem para o desarmamento e desmobilização. Em cada um dos locais, aproveitou a oportunidade para interagir com os ex-combatentes e desejar-lhes sucesso nesta próxima fase das suas vidas. Ele foi verdadeiramente uma personificação do processo de paz e a sua partidadeixará muita saudade a todos”, disse Mazone em comunicado enviado à Redacção do “Notícias”, noqual sublinha que, nos últimos anos, trabalhou com Eugénio Mussa no secretariado do processo de paz como membro da Comissão de Assuntos Militares, em que liderou a equipa do Governo.

 A  Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN) classifica a morte do General Mussa como uma perda muito grande na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado, mas considera que esta deve ser transformada numa força para levar avante a tarefa de acabar com a guerra.

Segundo a organização, Eugénio Mussa continuava no activo a emprestar o seu saber e experiência de luta porque um combatente está sempre inconformado quando a pátria se encontra ameaçada.

Para os jovens que estão na frente decombate, a ACLLN considera que devem prosseguir com a luta levantando bem alto o estandarte do general para honrar a sua memória, rechaçando o inimigo até ao seu reduto e trazer de volta a tranquilidade não só em Cabo Delgado, mas em todo o país.

- Publicidade-spot_img

Destaques