20 C
Maputo
Terça-feira, 26 - Março, 2024

REUNIÃO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES: Cidadão deve ser o foco da acção governativa

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

DALTON SITOE

A MINISTRA da Administração Estatal e Função Pública (MAEFP), Ana Comoane, exortou ontem a todos os administradores distritais do país a empenharem-se mais na inclusão do cidadão no processo de governação, tendo como fim último a satisfação das suas necessidades.

Falando no município de Moatize, província de Tete, durante a abertura da VIII Reunião Nacional dos Administradores Distritais, a governante defendeu que o administrador deve levar o cidadão a ser detentor de saberes sobre o contexto da realidade local, mantendo-o informado e prestando contas regularmente.

“O cidadão é o ponto de partida e de chegada da acção governativa local. Ele conhece as suas necessidades e pode contribuir na identificação das melhores soluções dos problemas localmente, pelo que devemos sempre inclui-lo na programação e execuçã do processo governativo”, advogou Ana Comoana.

Ajuntou que o administrador, como a figura governativa com a missão de dirigir o desenvolvimento local, precisa estar comprometido com a materialização de planos, programas, estratégias, e projectos que visam a melhoria do bem-estar e sócio-económico do distrito.

A reunião de dois dias que junta os 154 administradores distritais termina hoje, e tem como principal objectivo a capacitação dos dirigentes dos órgãos locais do Estado sobre diversas matérias da administração pública e promover a coordenação na implementação do Programa Quinquenal do Governo (PQG).

O encontro consiste na exposição e debate de diversos temas, entre eles aorganização e funcionamento da Administração Pública, instrumentos programáticos e de planificação, boa governação e combate à corrupção, infra-estruturas públicas, protocolo e segredo do Estado.

Outro objectivo do encontro é de facilitar a interacção e partilha de experiências entre os administradores, membros do Governo e quadros superiores do Estado, por forma a facilitar a resolução dos problemas dos cidadãos.

O momento servirá também para harmonizar as formas de articulação entre os  administradores distritais com os secretário do Estado e governadores de província.

- Publicidade-spot_img

Destaques