SADC avalia em Pretória intervenção militar em Cabo Delgado

0

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) avalia hoje, em Pretória, a missão de intervenção militar regional em Cabo Delgado, norte de Moçambique, anunciou o Governo sul-africano.

“O encontro dá continuidade às discussões sobre o apoio da SADC à República de Moçambique, nos esforços de combate aos atos de terrorismo e extremismo violento na região norte da província de Cabo Delgado”, referiu em comunicado o Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul.

De acordo com o Governo sul-africano, a cimeira extraordinária da Troika, realizada em 5 de Outubro, “prorrogou o mandato da Missão da África Austral em Moçambique (SAMIM) até 15 de Janeiro de 2022”.

Nesse sentido, concluiu a nota, “os ministros irão, portanto, reunir-se para avaliar o progresso do destacamento da SAMIM em Cabo Delgado”.

A SAMIM chegou ao terreno em 09 de Agosto para “combater atos de terrorismo e extremismo violento na região norte da província de Cabo Delgado” com um mandato inicial até ao fim a 15 de Outubro de 2021.

Desde Julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a SADC permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes, nomeadamente a vila de Mocímboa da Praia, que estava ocupada desde Agosto de 2020. (Lusa)

+ posts

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.