O SECRETÁRIO de Estado na província de Manica, Lourenço Lindonde, exigiu esta terça-feira, em Chimoio, rigor, dinamismo e responsabilidade aos novos administradores distritais de Chimoio e Machaze, João Nataniel Jotamo e Lídia Luís Nicuadala, respectivamente.
Durante a cerimónia de tomada de posse, Lindonde apelou à adopção de uma postura centrada na resolução dos problemas das comunidades, com uma governação inclusiva, transparente e orientada para resultados concretos, colocando sempre os interesses públicos acima de quaisquer interesses pessoais ou partidários.
“O juramento que acabaram de prestar representa um compromisso de grande responsabilidade: servir o Estado e a população para onde foram indicados. Estamos convictos de que saberão estar à altura das funções e corresponder às expectativas, com competências e rigor, como todos desejamos”, sublinhou.
Os novos administradores também foram desafiados a promover sempre o bem-estar da população e a executarem com eficácia o plano económico-social e assegurar a correcta aplicação do orçamento distrital.
“Devem dirigir as actividades distritais observando as normas legais do Governo, coordenar a elaboração de projectos, planos e orçamentos, e garantir a divulgação e implementação das directivas emanadas dos órgãos superiores do Estado, do Conselho de Representação do Estado na província e do Conselho Executivo.”
Além disso, deverão reforçar da segurança e tranquilidade pública, através da realização de reuniões comunitárias regulares. “É fundamental saber ouvir, decidir com base na auscultação e agir com humildade. Devem combater a corrupção e outros males que minam a administração pública, e ser proactivos na busca de soluções que impulsionem o desenvolvimento local”, concluiu.


