Sábado, 29 Novembro, 2025
Início » A primeira vez de Moçambique na Feira do Livro de Abu Dhabi

A primeira vez de Moçambique na Feira do Livro de Abu Dhabi

Por Jornal Notícias
1,1K Visualizações

O país marcou presença pela primeira vez oficialmente na Feira Internacional do Livro de Abu Dhabi (ADIBF), que decorreu há dias naquela que é considerada uma das maiores e mais prestigiadas festas literárias do mundo árabe.
A participação moçambicana foi coordenada pela Editora Trinta Zero Nove (ETZN), na qualidade de presidente da Associação Moçambicana de Editores e Livreiros (AMEL), com o apoio da Biblioteca Nacional de Moçambique e da Embaixada de Moçambique nos Emirados Árabes Unidos.
Nesta 34.ª edição, o evento foi alargado para dez dias e contou com a presença de 1350 expositores provenientes de 90 países, atraindo mais de 231 mil visitantes. O “stand” de Moçambique destacou-se com a exibição de centenas de títulos de autores nacionais, abrangendo nomes consagrados e novos talentos.
Segundo Sandra Tamele, a estreia gerou grande interesse de editoras árabes, bibliotecas, escolas, clubes de leitura e meios de comunicação, abrindo assim portas para futuros projectos de tradução e circulação de obras no espaço árabe.
Neste sentido, a AMEL recebeu diversas manifestações de interesse em parcerias e colaborações editoriais. “Acreditamos que esta presença pioneira abre portas para a circulação da literatura moçambicana no mundo árabe, um mercado que movimenta mais de 1,5 mil milhões de dólares norte-americanos e oferece novas oportunidades para autores, tradutores e editoras de países africanos de língua portuguesa”, afirmou Sandra Tamele.
Durante o evento, a agremiação manifestou a intenção de colaborar com a organização da próxima edição da feira, em 2026, visando uma participação ainda mais representativa do universo literário lusófono africano.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar