Sábado, 29 Novembro, 2025
Início » Artesãs de Palma celebram Dia Mundial de Refugiados em Palma

Artesãs de Palma celebram Dia Mundial de Refugiados em Palma

Por Jornal Notícias
767 Visualizações

As mulheres da iniciativa Kuinua, uma acção liderada pela Fundação Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil (MASC) e ExxonMobil, marcaram o Dia Mundial do Refugiado com uma exposição de produtos artesanais, celebrando a resiliência, talento e força das comunidades deslocadas de Palma, província de Cabo Delgado.
A exposição, aberta ontem ao público na Casa Kuinua, reuniu representantes governamentais, membros da sociedade civil, meios de comunicação locais e a comunidade em geral.
Entre os visitantes destacaram-se o Director Provincial da Juventude, Emprego e do Desporto, Jonas Abujade, o representante da ADIN, Cláudio Sassita e Feliciano Atanásio, da Fundação Azul.
“Estas mulheres não apenas estão a produzir arte, estão a reerguer as suas vidas, depois de tudo o que perderam”, afirmou Wacy Zacarias, técnica da Karingana Textiles e consultora do projecto.
“Cada carteira vendida, cada esteira, representa um passo em direcção à independência e à reconstrução das suas vidas”, disse.
A iniciativa Kuinua, implementada desde 2024, já beneficiou 210 mulheres artesãs em dez localidades de Palma. Através do reforço de competências em design, produção e qualidade, estas mulheres têm conseguido não só melhorar os seus produtos como também reconquistar o orgulho e a autonomia.

Artigos que também podes gostar