QUINZE escritores africanos integram o segundo volume da antologia “Espíritos Quânticos: Uma Jornada por Histórias de África em Ficção Especulativa”, a ser lançada hoje na Galeria do Porto de Maputo.
Neste segundo volume participam autores de Moçambique, Angola, África do Sul, Botswana, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Uganda, sendo o país representado por Lucílio Manjate e Carlos dos Santos.
A antologia aborda temas como crenças africanas, cuidado com a terra, experiências sobrenaturais reais e ficcionais tidas como características em vários países do continente.
Segundo uma nota sobre o evento, que contém a análise da professora e crítica literária Ana Mafalda Leite, neste volume, em específico, há contos que tratam dos efeitos da tecnologia na estrutura sócio-cultural africana.
“Os cenários, a introdução da Inteligência Artificial (IA) de léxico e topografias de diferentes línguas, incorporam uma espacialização e localização africanas, permitindo a territorialização da escrita especulativa”, refere a nota.
A primeira edicção do livro foi lançada em 2022, na cidade de Maputo, e contou com 32 textos de autores de Moçambique, Angola, África do Sul, Cabo Verde, Malawi e Nigéria.
O livro é organizado pela escritora nacional Virgília Ferrão que sustenta a união de duas gerações da literatura moçambicana e isso possibilita conhecer os dois contextos, são elas a realidade histórica, apresentada pela já estabelecida geração de escritores e depois uma nova visão que é trazida pela nova geração de autores.


