DAR visibilidade aos novos músicos da periferia da cidade de Maputo é o objectivo da iniciativa “Putos da Zona”, organizada pelo Museu Mafalala.
Reunindo artistas emergentes do bairro da Mafalala e circunvizinhos de estilos distintos, ontem testemunhou-se a realização de uma edição marcada pela actuação de Filho Da Bandula, Amilton Música, Kaká Machava, Crazy B, Dj Pomas, Dário Natingue, Negro Amado, R Ney Voice, Chuck e MC Nicy Mauze.
As actuações servem igualmente para reflectir sobre as criações artísticas dos bairros da periferia da cidade de Maputo, com destaque para Mafalala, Minkadjuíne, Xipamanine, Maxaquene, Thlavane e Urbanização.
“As propostas que serão apresentadas reflectem o som das tribos urbanas que caracterizam a cena musical de Maputo,pandza, rap, kizomba, marrabenta, kuduro, amapiano, para mencionar alguns”, refere uma nota do Museu Mafalala.
O espectáculo anuncia também a 15.ª edição do Festival Mafalala, realizado anualmente para expor as criações artísticas e imortalizar figuras que contribuíram para as artes e cultura no país provenientes daquele bairro emblemático.
Visa explorar o património histórico e a cultura local como factores para a produção de riqueza e oportunidades para a comunidade local, apostando na educação e empoderamento de mulheres e jovens residentes.
O festival contempla diversos pontos de atracção turística espalhados pela Mafalala e fundamenta-se no legado dos ícones das artes e letras que a nossa comunidade produziu, lançando, desta forma, um convite para uma imersão pela história, património e memória presentes no bairro.


