UMA “songbook” (“cancioneiro”, numa tradução literal do inglês) de homenagem ao conceituado músico moçambicano Chico António foi quarta-feira lançada em Maputo. A ideia é celebrar a memória e o contributo de Chico António nas artes moçambicanas, reconhecendo-o como um dos maiores músicos da história do país.
O lançamento insere-se na colecção “Tempo dos Tocadores”, uma iniciativa da produtora Khuzula, em parceria com a TP50, que pretende promover e valorizar a rica diversidade da música moçambicana.
A colecção pretende registar, de forma definitiva, o vasto leque de compositores e estilos musicais que definem o panorama cultural do país, criando um recurso que serve tanto para músicos amadores como profissionais.
De acordo com a Khuzula, o projecto procura incentivar a exploração e utilização das obras de grandes artistas nas actividades artísticas, garantindo que a sua música não se perca com o tempo.
A produtora explica que o volume é dedicado a Chico António e compila letras, cifras e partituras de 20 canções seleccionadas, todas da sua autoria. Estas composições reflectem a profundidade, autenticidade e talento incomparável do artista, cujas músicas continuam a marcar gerações.
Entre as canções mais emblemáticas, destacam-se “Baila Maria”, “Antlissa Maria” e “Wodza”, que são parte essencial do legado do artista e continuam a ser aclamadas pelo público.
Chico António, falecido em Janeiro de 2024, no Hospital Central de Maputo, vítima de doença, nasceu a 13 de Maio de 1958, no distrito de Magude, província de Maputo.
A sua música é um reflexo profundo da sua experiência pessoal e do contexto sociocultural. O seu impacto no panorama musical nacional é inegável, sendo considerado uma das figuras mais influentes e respeitadas da música moçambicana.
A “songbook” não é apenas uma homenagem ao legado de Chico António, mas também um contributo significativo para a preservação e valorização da música moçambicana.



