Segunda-feira, 23 Fevereiro, 2026
Início » Movimento fronteiriço ultrapassou a meta na quadra festiva

Movimento fronteiriço ultrapassou a meta na quadra festiva

Por Juma Capela
595 Visualizações

O movimento fronteiriço a nível nacional ultrapassou as metas planificadas para a quadra festiva, segundo o balanço apresentado, hoje, pelo Serviço Nacional de Migração (SENAMI).
A porta-voz do SENAMI, Carmen Mazenga, falando ao “Notícias Online”, disse que desde 2 de Dezembro até ontem, 540 860 viajantes cruzaram as fronteiras nacionais do Rovuma ao Maputo entre turistas, trabalhadores e mineiros oriundos de diversos lugares, o que representa 57,7 por cento acima da meta planificada de 305 761 viajantes
Disse ainda que o número superou o ano passado em 76,8 por cento.
Explicou ainda que do universo de 540 860 viajantes, 318760 são pessoas que entraram no país, enquanto 222100 saíram para diversos destinos para as celebrações da quadra festiva.
Destacou o Posto Fronteiriço de Ressano Garcia como o que registou o maior movimento com 273.369 viajantes; seguido pela Ponta de Ouro com 62.999 pessoas e o Posto de Machipanda que liga Moçambique e Zimbabwe, pela província de Manica com 30.676 viajantes.
A fonte contou ainda que durante a quadra 332169 viajantes são moçambicanos; 92.392 são Sul-Africano; 47915 (malawianos) e do Zimbabwe (30.081).
Explicou que desde ontem, a fronteira de Ressano está a registar movimento de pico de regresso com filas de pessoas a carimbarem seus documentos de viagem.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar