Domingo, 1 Fevereiro, 2026
Início » Rádio Moçambique repudia publicação de informações infundadas e difamatórias

Rádio Moçambique repudia publicação de informações infundadas e difamatórias

Por Jornal Notícias
1,3K Visualizações

A direção da Rádio Moçambique manifesta o seu repúdio face a uma série de informações infundadas que têm sido veiculadas em alguns órgãos de comunicação social e nas redes sociais.
Tais conteúdos, que colocam em causa a integridade da gestão da empresa, baseiam-se em alegações provenientes de fontes anónimas e carecem de qualquer comprovação factual.
Segundo uma nota enviada por esta estação emissora, o episódio mais notório refere-se à denúncia intitulada “Rombo descontrolado na Rádio Moçambique”, submetida ao Tribunal Administrativo no dia 6 de Junho.
A referida denúncia, feita de forma anónima, acusa gestores da empresa de práticas corruptas, desvio de fundos e má gestão financeira.
“A exposição pública de nomes e imagens de gestores, associando-os a condutas ilícitas, configura uma violação do princípio da presunção de inocência, previsto na Constituição da República. Este principio garante a todo cidadão o direito de ser considerado inocente até prova em contrário, por meio de decisão judicial definitiva”, lê-se na nota.
Acrescenta que tais informações, além de caluniosas e difamatórias, parecem responder a interesses obscuros, numa tentativa deliberada de descredibilizar o Conselho de Administração e comprometer a imagem da instituição, por meio da manipulação de factos.
A Rádio Moçambique reafirma o seu compromisso com a promoção de boas práticas de gestão e com a melhoria contínua do ambiente de trabalho, mantendo um diálogo aberto e permanente com todos os níveis da instituição, incluindo os sindicatos, com os quais mantém uma relação institucional respeitosa e construtiva.
“Como muitas instituições públicas, a Rádio Mocambique enfrenta desafios, nomeadamente no que respeita à implementação dos novos enquadramentos nas carreiras profissionais, cuja execução tem sido condicionada pela limitação de recursos orçamentais. Estes são temas que preocupam a gestão da empresa e exigem soluções estruturais e sustentáveis”.
Sobre as alegações de falta de transparência na contratação de uma empresa fornecedora de computadores — cuja entrega ainda não foi concluída — a Rádio Moçambique garante que está a tomar todas as medidas cabíveis de modo a assegurar o cumprimento do contrato, no caso, a entrega do material em falta.
Outras questões mencionadas na referida denúncia, particularmente relacionadas a pagamentos, são matérias de gestão interna, assentes em normas e procedimentos reguladores das relações da empresa com terceiros.
“É importante salientar que a Rádio Moçambique também enfrenta dificuldades operacionais, como a escassez de meios circulantes e a obsolescência de equipamentos de produção e transmissão, que têm impactado negativamente o desempenho da empresa”, diz o comunicado.
Enquanto empresa pública, a Rádio Moçambique diz estar aberta a todas as contribuições construtivas que visem fortalecer a instituição e ajudá-la a enfrentar os seus desafios e cumprir melhor o seu papel.
“A propagação de informações falsas ou distorcidas, com o objectivo de questionar actos administrativos legais, constitui um atentado à autonomia da instituição”.

Artigos que também podes gostar