Pelo menos cinco pessoas perderam a vida, ontem, e outras oito ficaram feridas, duas das quais em estado grave, na sequência de chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes e descarga atmosférica, que atingiram o posto administrativo de Chimbunila, no distrito com o mesmo nome, na província do Niassa.
De acordo com a delegada do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) no Niassa, Isabel Cavo, informações preliminares indicam que uma descarga atmosférica atingiu 13 pessoas, das quais cinco morreram no local. Duas vítimas sofreram ferimentos graves e foram evacuadas para o Hospital Provincial de Lichinga, enquanto outras seis pessoas apresentaram ferimentos ligeiros, tendo recebido assistência médica e alta hospitalar.
As vítimas mortais pertencem à mesma família, concretamente uma mãe e os seus filhos. Entre os feridos graves contam-se um dos filhos da falecida e o respectivo marido. As seis pessoas que receberam alta médica pertencem a outra família residente na mesma localidade.
Segundo a fonte, as vítimas foram surpreendidas pelo fenómeno enquanto se encontravam no quintal das suas residências. A intempérie causou ainda a destruição de algumas casas, bem como a queda de árvores e outros danos materiais.
As autoridades locais apelam à população para a adopção de medidas preventivas durante a época chuvosa, sobretudo em situações de trovoada, ao mesmo tempo que decorrem acções de apoio às famílias afectadas.
Descarga atmosférica provoca cinco mortos e oito feridos em Chimbunila
162


