Cinco livros de igual número de autores moçambicanos constam do plano de leitura de Portugal, recomendado pelo Ministério da Educação daquele país europeu.
Trata-se das obras “O Pátio das Sombras”, de Mia Couto; “O Caçador de Ossos” e “Leona, a filha do silêncio”, ambos da autoria de Carlos dos Santos; “O Casamento Misterioso de Mwija”, de Silva Dunduro, actual Ministro da Cultura e Turismo; e “Kanova e o Segredo da Caveira” de Pedro Pereira Lopes.
Estes livros, orientados para o público infanto-juvenil, têm de comum o facto de terem sido editados pela Escola Portuguesa de Moçambique.
Estas obras fazem ainda parte de uma colecção de dez publicações, integrada num projecto que recria contos, histórias e mitos da tradição oral de Moçambique.
Neste plano de leitura tem ainda um livro “O Massacre Português de Wiriamu: Moçambique, 1972”, do conceituado historiador Mustafah Dhada, de origem moçambicana e residente nos Estados Unidos da América.
O livro de Dhada saiu sob a chancela da editora Tinta da China.


