Sexta-feira, 24 Maio, 2024
Início » OMS alerta sobre danos do uso de cigarros electrónicos

OMS alerta sobre danos do uso de cigarros electrónicos

Por admin-sn
367 Visualizações

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta quinta-feira para o “uso alarmante” de cigarros electrónicos por crianças e jovens, apelando para “acção urgente” de controlo do consumo, para minimizar danos para a saúde. “São necessárias medidas firmes e decisivas para impedir a aceitação de cigarros electrónicos com base no conjunto crescente de provas da sua utilização por crianças e adolescentes e dos danos para a saúde”, alerta a OMS no relatório ‘Electronic Cigarettes Call to Action’.

O relatório alerta que os cigarros electrónicos, enquanto produtos de consumo, “não demonstraram ser eficazes para deixar de fumar” e que, em vez disso, “surgiram provas alarmantes sobre os efeitos adversos para a saúde”. Segundo a OMS, os adolescentes entre os 13 e os 15 anos utilizam cigarros electrónicos em taxas mais elevadas do que os adultos em todas as regiões da OMS.

A OMS salienta que os cigarros electrónicos foram autorizados no mercado livre e são comercializados de “forma agressiva” junto dos jovens. “As crianças estão a ser levadas a cigarros electrónicos desde cedo e podem ficar viciadas em nicotina”, alerta o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado em comunicado, em que exorta os países a implementarem “medidas rigorosas para impedir a adesão e proteger os seus cidadãos, especialmente as suas crianças e jovens”.

Leia mais…

banner

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia