Terça-feira, 28 Maio, 2024
Início » REELEITO PRESIDENTE DE MADAGÁSCAR: Presidente Nyusi na investidura de Andre Rajoelina

REELEITO PRESIDENTE DE MADAGÁSCAR: Presidente Nyusi na investidura de Andre Rajoelina

Por admin-sn
187 Visualizações

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, é um dos convidados de honra à cerimónia de tomada de posse, hoje, em Antananarivo, de André Rajoelina, 49 anos, para mais um mandato na presidente de Madagáscar.
O Chefe do Estado, que chegou na noite de ontem à Madagáscar, faz-se acompanhar pela Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, o governador de Sofala, Lourenço Bulha, e os presidentes eleitos dos municípios do Ibo e Ilha de Moçambique, Issa Tarmamade e Momade Amisse Ali, respectivamente.
Para além de Nyusi, estão presentes outros altos dignitários de Angola, Zimbabwe, Maurícias, Guiné Bissau, Seychelles (vice-presidente), Tanzania (Primeiro-Ministro).
O acto de posse de Rajoelina, para mais um mandato de cinco anos, ao qual foi reeleito a 16 de Novembro, vai decorrer no Estádio Barea Mahamasina, arredores da capital Antananarivo, a partir das 10 horas locais (09 horas em Maputo), sob fortes medidas de segurança.
Este cenário de segurança reforçada não será apenas vivido na capital Antananarivo, mas um pouco por todo o país.
A situação resulta ainda de ameaças de marchas que, desde a eleição, têm sido propaladas pela oposição em protesto de alegados vícios no processo. Aliás, a oposição boicotou o processo eleitoral, acusando o presidente eleito de ter “maquinado” a eleição.
No entanto, o estadista eleito, à primeira volta com 58,5 por cento dos votos, para ditigir este que é um dos maiores países insulares do continente africano, e com o qual o nosso país partilha a costa, reafirma que os seus opositores, incluindo o antigo Chefe do Estado, Marc Ravalomanana, não se organizaram para o escrutínio.
Na verdade, a presença de vários Chefes de Estado e de governo do continente africano, incluindo delegações idos da China, Estados Unidos e ainda o Presidente do Bano Africano de Desenvolvimento (BAD) sublinha o interesse deste país em se afirmar como uma nação que se orienta por preceitos democráticos. É neste contexto que está em peso a presença da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), actualmente presidida por Angola.

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia