Terça-feira, 25 Junho, 2024
Início » NO ACTO DE INVESTIDURA: Rajoelina prioriza cooperação com SADC

NO ACTO DE INVESTIDURA: Rajoelina prioriza cooperação com SADC

Por admin-sn
457 Visualizações

Francisco Manjate, em Antananarivo

Madagáscar reitera o desejo de continuar a cooperar com Moçambique e outros países da região Austral de África, do continente e do mundo.
A vontade foi expressa por Andry Rajoelina, no seu discurso de investidura no cargo de Presidente da República, cuja cerimónia terminou há momentos no Estádio Mahamanina Baena, centro de Antananarivo.
Eleito para mais um mandato de cinco anos, o estadista malgaxe reafirmou que a cooperação bilateral e multilateral com constitui uma das prioridades definidas por ele neste novo ciclo de governação.


Numa cerimónia bastante concorrida em que se estima tenham participado cerca de 40 mil malgaxes, Andry Rajoelina comprometeu-se ainda a trabalhar no sentido de assegurar que o seu país conheça um desenvolvimento sócio-económico sustentável, à semelhança do que está a acontecer, segundo ele, com os países amigos da região, com destaque para Moçambique.
O Presidente Filipe Nyusi esteve no centro das atenções, tendo sido efusivamente saudado pela população e demais convidados ao evento, assim que o estadista malgaxe anunciou a sua presença.
Aliás, Filipe Nyusi foi um dos convidados especiais ao evento, o que sublinha o peso da diplomacia moçambicana no concerto das nações.
A cerimónia de investidura, cuja cobertura foi assegurada por mais de 300 jornalistas, entre nacionais e estrangeiros, decorreu debaixo de um sol intenso e sob fortes medidas de segurança. Um dos aspecrtos dignos de realce é o facto dela ter sido rápida e tranquila.
Entretanto, depois da posse, Andry Rajoelina convidou o Presidente Filipe Nyusi e os homólogos de Angola, Zimbabwe, Guiné-bissau e Maurícias, incluindo chefes de governos, para um banquete.

Artigos que também podes gostar

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas

Rua Joe Slovo, 55 • C.Postal 327

Capa do dia